terça-feira, 30 de abril de 2013

PREFEITURA DE LAGOA SECA: 120 DIAS DE GESTÃO. PREFEITO TADEU AVALIA E AGRADECE.

PREFEITURA DE LAGOA SECA: 120 DIAS DE GESTÃO. PREFEITO TADEU AVALIA E AGRADECE.

Nesta terça-feira, 30 de abril de 2013, o prefeito José Tadeu Sales de Luna (PSC) completa 120 dias à frente da Prefeitura de Lagoa Seca, como o 12º prefeito a governar o município, que conta hoje com aproximadamente 28 mil habitantes e inúmeros problemas para resolver.

Ao fazer um balanço desses 120 de gestão, o chefe do executivo lagoasequense diz está bastante motivado para dá continuidade ao trabalho confiado pela população, assim como, implementar as mudanças necessárias para o desenvolvimento do município de Lagoa Seca dentro desses quatro anos de gestão.

"Antes de tudo nosso compromisso será o de administrar o município de Lagoa Seca dentro dos princípios da administração pública, encontrados em nossa Constituição Federal, quais sejam, da  Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Ademais, queremos fazer uma administração transparente, participativa e solidária", diz Tadeu. 

De acordo com tais princípios, as competências da administração pública devem ser feitas proporcionalmente, sendo ponderadas, segundo as normas exigidas para cumprimento da finalidade do interesse público.

Sobre a permanência no cargo, José Tadeu vem a afirmar que seu projeto político e administrativo será para oito anos. "Quero fazer o melhor para Lagoa Seca, tudo dentro da legalidade. Sei que muita coisa encontrei errada dentro da Prefeitura, no entanto, para mudar esta realidade, nosso norte será a lei. Quem votou no nosso grupo, votou porque queria mudança e, para isso, precisamos derrubar vícios, mexer no que está errado. Se fosse para continuar fazendo o que não era pautado na lei, mas apenas o que agrada a um grupo de interesse, não precisaríamos assumir o Executivo”, afirma Tadeu.

AVALIAÇÃO 

Nesses 120 dias de gestão, o prefeito de Lagoa Seca, José Tadeu, juntamente com sua equipe de governo, vem realizado obras, ações e serviços que a população do município já percebe, tanto no campo administrativo, como na infraestrutura, agricultura, saúde, educação, transporte, esporte, promoção social e cidadania.
 
Sobre a maioria dos serviços que foram e estão sendo executados pela nova administração municipal, o chefe do executivo lagoasequense menciona alguns, dentre os mais importantes já realizados nesses 120 dias de sua gestão.

NA INFRAESTRUTURA

Na área de limpeza urbana, a primeira ação da Secretaria de Infraestrutura, logo no primeiro dia da atual gestão, foi realizar um grande mutirão para fazer a coleta do lixo. Nessa ação imediata mais de 120 (cento e vinte) carradas de lixo e 108 (cento e oito) carradas de entulho foram retiradas das ruas da cidade.
Com o intuito de preparar a cidade para o período das chuvas, as quais já começam a cair no município, vem realizando a limpeza e dragagem de bocas de lobo, bem como a desobstrução de canais em diferentes pontos da cidade. Um exemplo disso é o que está sendo executado na Rua José Caetano de Andrade, cuja obra acontece bem ao lado da sede administrativa do poder municipal. 

Outras ações de manutenção da rede de esgoto já foram realizadas nas seguintes ruas e localidades: Abelardo Coutinho, 15 de Agosto (próximo ao Ginásio de Esportes), João Lourenço Porto, no Centro, bairro São José (parcialmente) e loteamento Ipuarana (parcialmente). Encanação de esgoto (parcial) da rua André Terto da Costa, no bairro Pedrolândia (Morro), manutenção da rede de esgoto das ruas Lídia Sampaio e Manuel Cabral, no Sítio Alvinho, manutenção de calçamento das ruas Abelardo Coutinho e Eusébio dos Santos, no Centro da cidade.

Recuperação de calçamento continuam sendo implementadas desde o início do governo, como as já realizadas nas ruas 15 de Agosto, João Francisco de Oliveira, José Tomé de Souza, Antônio Borges, Lucas da Rocha, José Caetano de Andrade, todas na área central da cidade.

Outra ação importante da Secretaria de Infraestrutura foram as reformas (total e parcial) implementas em algumas unidades escolares da rede municipal de ensino, entre outros serviços.

NA EDUCAÇÃO

Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Obras, a Secretaria de Educação, com recursos próprios  e do governo federal, realizou várias reformas na estrutura de algumas unidades de ensino do município, a exemplo da Escola Irmão Damião Clemente, no bairro Monte Alegre; Escola José André da Rocha, no Sítio Jenipapo; Escola Frei Dagoberto, no Sítio Gravatá do Cumbe; Creche Alzira Coutinho, em Lagoa Seca e Creche Irmão Damião, na Vila Florestal. 

Com recursos do governo federal, através do Programa de Desenvolvimento da Escola do Campo e finalizadas com recursos da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, passaram por reformas, as seguintes escolas: Escola Deocleciano Carneiro Machado Rios, no Sítio Amaragí; Escola Manuel Pereira da Silva, no Sítio Gravatá de Cima; Antônio Demétrio, no Sítio Amaragí; José Batista Brandão, no Sítio Araticum e Américo Porto, no Sítio Mineiro.

Na área da educação, o número de vagas nas escolas foi ampliado, diminuindo o déficit existente, assim como reabertas novas escolas. Respeito e valorização do profissional da educação são prioridades da pasta, assim, cursos de capacitação, seminários de planejamentos são realizados, como a Semana Pedagógica que aconteceu no Convento Ipuarana. Em termos salariais, o piso nacional do magistério é observado e pago a todos os professores.

O transporte escolar tem aumentado a sua capacidade de oferta com a aquisição de novos ônibus e aluguel de outros. Nos próximos meses, mais quatro novos ônibus serão entregues pelo Governo Federal à Prefeitura de Lagoa Seca para o transporte escolar dos alunos do município. Várias rotas foram criadas para atender toda a classe estudantil que frequentam as escolas da rede municipal, assim como de outros municípios, a exemplo de Campina Grande e Lagoa de Roça.

Outra ação importante da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, através da Secretaria de Educação, foi o convênio firmado com a Polícia Militar da Paraíba - 10º Batalhão de Polícia Militar -, com sede na cidade de Campina Grande para executar o Programa de Educação para Resistências às Drogas e à Violência - PROERD. Pelo convênio, a Prefeitura de Lagoa Seca disponibilizará o espaço para os encontros com os alunos, assim como todo material didático. O programa pretender formar cerca de 350 alunos da 5ª série de toda rede municipal de ensino.

NA AGRICULTURA

Na área da agricultura, a Prefeitura Municipal de Lagoa Seca vem realizando ações para beneficiar o homem e a mulher do campo, principalmente, medidas de convivência com a seca.
Diante da longa estiagem vivenciada na região, (mesmo diante das chuvas que têm caído recentemente), a Secretaria de Agricultura vem dado total apoio às famílias, entidades, escolas, postos de saúde e cisternas comunitárias, distribuindo água potável através de carros-pipa, totalizando mais de 900 carradas. 
Para a alimentação animal, a Secretaria de Agricultura distribuiu dois caminhões de palma forrageira resistente à cochonilha de carmim.

Mais de 208 agricultores e pequenos proprietários rurais já foram beneficiados gratuitamente com o corte de terras. Seis tratores continuam diariamente arando as terras dos beneficiados. No último dia 22 de abril, a Secretaria de Agricultura recebeu uma máquina motoniveladora, que já está ajudando os agricultores no arado de suas terras para o plantio desse ano.

A Secretaria de Agricultura de Lagoa Seca recebeu do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) uma máquina retroescavadeira, que já está trabalhando em várias regiões da zona rural, na conservação das estradas vicinais do município. 

Na área de recursos hídricos, a Secretaria de Agricultura deu início a ampliação do cacimbão da comunidade do Alvinho, bem como a recuperação e ampliação do açude de Campinote, que nunca tinha passado por nenhum tipo de reforma. Além disso, mais de 20 barreiros (olhos d'água) passam por manutenção e limpeza, entre outros serviços.

NA SAÚDE

Na área da saúde, a Prefeitura de Lagoa Seca tem dado prioridade a algumas ações emergenciais para melhorar a qualidade dos serviços e atendimento a população. Apesar da complexidade do setor, os primeiros resultados demonstrados são positivos.

Com a aquisição de um novo gerador de energia, estamos reativando o centro cirúrgico do Hospital Municipal Ana Maria Coutinho, aonde poderão ser realizados pequenos procedimentos cirúrgicos. Para melhor atender a população foram contratados novos médicos (em áreas específicas, como neuro, médico gastro, enterologista e outros). 

Nas Unidades Básicas de Saúde várias reformas e adequações foram realizadas, como a que aconteceu no imóvel locado para funcionamento da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Bela Vista. Manutenção na Unidade Básica de Saúde do Amaragí também foi executada.
 
Todos os PSF's do município (6 na zona rural e 4 na zona urbana) funcionam com médicos, enfermeiros, dentistas e pessoal de apoio. Novos equipamentos foram adquiridos. Todos os 10 (dez) PSF's receberam computadores, mesas, birôs e cadeiras. 

Vários convênios com clínicas, laboratórios e parcerias com hospitais de Campina Grande foram formalizados para melhor atender à população de Lagoa Seca. A Farmácia Básica de Saúde também está funcionando para bem servir a comunidade.

NA AÇÃO SOCIAL 

A Secretaria da Ação Social da Prefeitura de Lagoa Seca, responsável pela gestão da política de assistência social e promoção humana no município continua promovendo suas políticas públicas em favor das famílias e pessoas mais carentes.
Todas as datas comemorativas são lembradas e celebradas com ações de cidadania, como o dia da mulher e o dia das mães, que está por vir.

Outra ação importante da Secretaria de Ação Social foi a promoção de cursos em educação alimentar (aulas práticas e teóricas) em parceria com o SESI-PB, através do 'Cozinha Brasil', que aconteceu na sede do CRAS. 

Outras ações no campo da promoção humana e inclusão social continuam sendo implementadas pelos diversos profissionais da área e servidores da secretaria, como o PETI, que tem realizado diversas atividades para as crianças inscritas no programa, tanto na área de música, teatro, educação e cidadania. 

Outra preocupação da Secretaria de Ação Social em suas políticas públicas voltadas para a promoção humana e educação, diz respeito a inclusão do jovem ao mercado de trabalho. Nesse sentido, o PROJOVEM tem sido um espaço de formação profissional de jovens de baixa renda do município, viabilizando sua capacitação e, por sua vez, inserindo-o no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Várias outras ações são desenvolvidas pela Secretaria de Ação Social, através dos programas sociais, como o bolsa família, que aos poucos vem tirando muitas famílias do município da linha de pobreza. Atualmente, cerca de 7 mil pessoas estão cadastradas no programa e aproximadamente 3.900 famílias são beneficiadas. 

Atualmente, técnicos da Secretaria de Ação Social continuam realizando novos cadastros de famílias, em estado de vulnerabilidade, bem como, atualizando os dados de todas as famílias já cadastradas, viabilizando, com essa ação, o acesso de novas famílias aos benefícios oferecidos pelos diversos Programas Sociais do Governo Federal.

NA CULTURA E ESPORTE

A Secretaria de Cultura, em parceria com o Departamento de Esportes, estão umbilicalmente unidos para promover o desenvolvimento e a integração das atividades turísticas, culturais e esportivas do município, visando a melhoria da qualidades de vida dos lagoasequenses.

Na área de cultura a preocupação tem sido em promover políticas e articulações que busquem a manter vivo e preservar os elementos culturais do município, como a arte popular (o artesanato), a religiosidade, a música, as letras, as danças, entre outras manifestações locais de nossa cultura.

Em parceria com nossos ativistas culturais locais, faremos executar políticas que busquem incentivar e valorizar as mais diversas manifestações de nossa arte e cultura, como a feira do artesanato, festival de talentos, projeto 'prata da casa' (apresentação de artistas em praça pública), arraiá do artesão (no período junino), tornando essas atividades, uma regularidade (calendário específico) a ser executada dentro de nossa programação anual para o setor.

Em breve, o Plano Municipal de Cultura estará sendo construído com os mais diversos segmentos que trabalham a cultural local, através da 1ª Conferência Municipal de Cultura. O plano servirá como um instrumento de política pública de cultura que orientará e direcionará as ações da Secretaria de Cultura de nosso município.

Na área de esportes, nosso trabalho terá como foco a inclusão social e não apenas do entretenimento. Queremos formar cidadãos, diminuir as desigualdades sociais e, acima de tudo, fomentar a capacidade disciplinar e educativa do esporte na vida do lagoasequense. 

Nesse sentido, daremos total apoio as escolinhas, que promoverá, no meio das crianças, sua capacidade de sociabilização, educação, desenvolvimento de suas habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas da prática do futebol, na perspectiva, de termos no futuro, quem sabe, atletas renomados e que venham a dá orgulho, enquanto cidadão, ao nosso município.

Além disso, buscaremos parcerias para construção de áreas de lazer (quadras e campos de futebol), bem como implantação de academias popular para nossa cidade e distritos. 

Informamos que, nosso maior centro esportivo, o campo de futebol 'O Titão' passa por reformas e, dentro das condições e limites financeiros para sua recuperação, asseguramos em breve e em condições ideais, seu pleno funcionamento.

Diversas atividades esportivas  (como torneios de futebol, jiu jitsu,  capoeira, futebol de salão), entre outras modalidades terão todo o apoio da Prefeitura de Lagoa Seca, através do Departamento de Esportes, como o Mexe Lagoa Seca, que acontecerá amanhã, dia primeiro de maio (dia do trabalhador), na praça Severino Cabral, centro de nossa cidade. 

AGRADECIMENTO

"Sabemos que os desafios  e as dificuldades são inúmeras diante dos poucos recursos que dispomos para executar tudo aquilo que desejamos, mas, nosso compromisso maior será o de transformar Lagoa Seca numa cidade mais humana, saudável e solidária. Agradeço a compreensão e o apoio de todos e vamos governar Lagoa Seca para todos", conclui José Tadeu, prefeito de Lagoa Seca.
Nesta terça-feira, 30 de abril de 2013, o prefeito José Tadeu Sales de Luna (PS...C) completa 120 dias à frente da Prefeitura de Lagoa Seca, como o 12º prefeito a governar o município, que conta hoje com aproximadamente 28 mil habitantes e inúmeros problemas para resolver.

Ao fazer um balanço desses 120 de gestão, o chefe do executivo lagoasequense diz está bastante motivado para dá continuidade ao trabalho confiado pela população, assim como, implementar as mudanças necessárias para o desenvolvimento do município de Lagoa Seca dentro desses quatro anos de gestão.

"Antes de tudo nosso compromisso será o de administrar o município de Lagoa Seca dentro dos princípios da administração pública, encontrados em nossa Constituição Federal, quais sejam, da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Ademais, queremos fazer uma administração transparente, participativa e solidária", diz Tadeu.

De acordo com tais princípios, as competências da administração pública devem ser feitas proporcionalmente, sendo ponderadas, segundo as normas exigidas para cumprimento da finalidade do interesse público.

Sobre a permanência no cargo, José Tadeu vem a afirmar que seu projeto político e administrativo será para oito anos. "Quero fazer o melhor para Lagoa Seca, tudo dentro da legalidade. Sei que muita coisa encontrei errada dentro da Prefeitura, no entanto, para mudar esta realidade, nosso norte será a lei. Quem votou no nosso grupo, votou porque queria mudança e, para isso, precisamos derrubar vícios, mexer no que está errado. Se fosse para continuar fazendo o que não era pautado na lei, mas apenas o que agrada a um grupo de interesse, não precisaríamos assumir o Executivo”, afirma Tadeu.

AVALIAÇÃO

Nesses 120 dias de gestão, o prefeito de Lagoa Seca, José Tadeu, juntamente com sua equipe de governo, vem realizado obras, ações e serviços que a população do município já percebe, tanto no campo administrativo, como na infraestrutura, agricultura, saúde, educação, transporte, esporte, promoção social e cidadania.

Sobre a maioria dos serviços que foram e estão sendo executados pela nova administração municipal, o chefe do executivo lagoasequense menciona alguns, dentre os mais importantes já realizados nesses 120 dias de sua gestão.

NA INFRAESTRUTURA

Na área de limpeza urbana, a primeira ação da Secretaria de Infraestrutura, logo no primeiro dia da atual gestão, foi realizar um grande mutirão para fazer a coleta do lixo. Nessa ação imediata mais de 120 (cento e vinte) carradas de lixo e 108 (cento e oito) carradas de entulho foram retiradas das ruas da cidade.
Com o intuito de preparar a cidade para o período das chuvas, as quais já começam a cair no município, vem realizando a limpeza e dragagem de bocas de lobo, bem como a desobstrução de canais em diferentes pontos da cidade. Um exemplo disso é o que está sendo executado na Rua José Caetano de Andrade, cuja obra acontece bem ao lado da sede administrativa do poder municipal.

Outras ações de manutenção da rede de esgoto já foram realizadas nas seguintes ruas e localidades: Abelardo Coutinho, 15 de Agosto (próximo ao Ginásio de Esportes), João Lourenço Porto, no Centro, bairro São José (parcialmente) e loteamento Ipuarana (parcialmente). Encanação de esgoto (parcial) da rua André Terto da Costa, no bairro Pedrolândia (Morro), manutenção da rede de esgoto das ruas Lídia Sampaio e Manuel Cabral, no Sítio Alvinho, manutenção de calçamento das ruas Abelardo Coutinho e Eusébio dos Santos, no Centro da cidade.

Recuperação de calçamento continuam sendo implementadas desde o início do governo, como as já realizadas nas ruas 15 de Agosto, João Francisco de Oliveira, José Tomé de Souza, Antônio Borges, Lucas da Rocha, José Caetano de Andrade, todas na área central da cidade.

Outra ação importante da Secretaria de Infraestrutura foram as reformas (total e parcial) implementas em algumas unidades escolares da rede municipal de ensino, entre outros serviços.

NA EDUCAÇÃO

Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Obras, a Secretaria de Educação, com recursos próprios e do governo federal, realizou várias reformas na estrutura de algumas unidades de ensino do município, a exemplo da Escola Irmão Damião Clemente, no bairro Monte Alegre; Escola José André da Rocha, no Sítio Jenipapo; Escola Frei Dagoberto, no Sítio Gravatá do Cumbe; Creche Alzira Coutinho, em Lagoa Seca e Creche Irmão Damião, na Vila Florestal.

Com recursos do governo federal, através do Programa de Desenvolvimento da Escola do Campo e finalizadas com recursos da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, passaram por reformas, as seguintes escolas: Escola Deocleciano Carneiro Machado Rios, no Sítio Amaragí; Escola Manuel Pereira da Silva, no Sítio Gravatá de Cima; Antônio Demétrio, no Sítio Amaragí; José Batista Brandão, no Sítio Araticum e Américo Porto, no Sítio Mineiro.

Na área da educação, o número de vagas nas escolas foi ampliado, diminuindo o déficit existente, assim como reabertas novas escolas. Respeito e valorização do profissional da educação são prioridades da pasta, assim, cursos de capacitação, seminários de planejamentos são realizados, como a Semana Pedagógica que aconteceu no Convento Ipuarana. Em termos salariais, o piso nacional do magistério é observado e pago a todos os professores.

O transporte escolar tem aumentado a sua capacidade de oferta com a aquisição de novos ônibus e aluguel de outros. Nos próximos meses, mais quatro novos ônibus serão entregues pelo Governo Federal à Prefeitura de Lagoa Seca para o transporte escolar dos alunos do município. Várias rotas foram criadas para atender toda a classe estudantil que frequentam as escolas da rede municipal, assim como de outros municípios, a exemplo de Campina Grande e Lagoa de Roça.

Outra ação importante da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, através da Secretaria de Educação, foi o convênio firmado com a Polícia Militar da Paraíba - 10º Batalhão de Polícia Militar -, com sede na cidade de Campina Grande para executar o Programa de Educação para Resistências às Drogas e à Violência - PROERD. Pelo convênio, a Prefeitura de Lagoa Seca disponibilizará o espaço para os encontros com os alunos, assim como todo material didático. O programa pretender formar cerca de 350 alunos da 5ª série de toda rede municipal de ensino.

NA AGRICULTURA

Na área da agricultura, a Prefeitura Municipal de Lagoa Seca vem realizando ações para beneficiar o homem e a mulher do campo, principalmente, medidas de convivência com a seca.
Diante da longa estiagem vivenciada na região, (mesmo diante das chuvas que têm caído recentemente), a Secretaria de Agricultura vem dado total apoio às famílias, entidades, escolas, postos de saúde e cisternas comunitárias, distribuindo água potável através de carros-pipa, totalizando mais de 900 carradas.
Para a alimentação animal, a Secretaria de Agricultura distribuiu dois caminhões de palma forrageira resistente à cochonilha de carmim.

Mais de 208 agricultores e pequenos proprietários rurais já foram beneficiados gratuitamente com o corte de terras. Seis tratores continuam diariamente arando as terras dos beneficiados. No último dia 22 de abril, a Secretaria de Agricultura recebeu uma máquina motoniveladora, que já está ajudando os agricultores no arado de suas terras para o plantio desse ano.

A Secretaria de Agricultura de Lagoa Seca recebeu do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) uma máquina retroescavadeira, que já está trabalhando em várias regiões da zona rural, na conservação das estradas vicinais do município.

Na área de recursos hídricos, a Secretaria de Agricultura deu início a ampliação do cacimbão da comunidade do Alvinho, bem como a recuperação e ampliação do açude de Campinote, que nunca tinha passado por nenhum tipo de reforma. Além disso, mais de 20 barreiros (olhos d'água) passam por manutenção e limpeza, entre outros serviços.

NA SAÚDE

Na área da saúde, a Prefeitura de Lagoa Seca tem dado prioridade a algumas ações emergenciais para melhorar a qualidade dos serviços e atendimento a população. Apesar da complexidade do setor, os primeiros resultados demonstrados são positivos.

Com a aquisição de um novo gerador de energia, estamos reativando o centro cirúrgico do Hospital Municipal Ana Maria Coutinho, aonde poderão ser realizados pequenos procedimentos cirúrgicos. Para melhor atender a população foram contratados novos médicos (em áreas específicas, como neuro, médico gastro, enterologista e outros).

Nas Unidades Básicas de Saúde várias reformas e adequações foram realizadas, como a que aconteceu no imóvel locado para funcionamento da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Bela Vista. Manutenção na Unidade Básica de Saúde do Amaragí também foi executada.

Todos os PSF's do município (6 na zona rural e 4 na zona urbana) funcionam com médicos, enfermeiros, dentistas e pessoal de apoio. Novos equipamentos foram adquiridos. Todos os 10 (dez) PSF's receberam computadores, mesas, birôs e cadeiras.

Vários convênios com clínicas, laboratórios e parcerias com hospitais de Campina Grande foram formalizados para melhor atender à população de Lagoa Seca. A Farmácia Básica de Saúde também está funcionando para bem servir a comunidade.

NA AÇÃO SOCIAL

A Secretaria da Ação Social da Prefeitura de Lagoa Seca, responsável pela gestão da política de assistência social e promoção humana no município continua promovendo suas políticas públicas em favor das famílias e pessoas mais carentes.
Todas as datas comemorativas são lembradas e celebradas com ações de cidadania, como o dia da mulher e o dia das mães, que está por vir.

Outra ação importante da Secretaria de Ação Social foi a promoção de cursos em educação alimentar (aulas práticas e teóricas) em parceria com o SESI-PB, através do 'Cozinha Brasil', que aconteceu na sede do CRAS.

Outras ações no campo da promoção humana e inclusão social continuam sendo implementadas pelos diversos profissionais da área e servidores da secretaria, como o PETI, que tem realizado diversas atividades para as crianças inscritas no programa, tanto na área de música, teatro, educação e cidadania.

Outra preocupação da Secretaria de Ação Social em suas políticas públicas voltadas para a promoção humana e educação, diz respeito a inclusão do jovem ao mercado de trabalho. Nesse sentido, o PROJOVEM tem sido um espaço de formação profissional de jovens de baixa renda do município, viabilizando sua capacitação e, por sua vez, inserindo-o no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Várias outras ações são desenvolvidas pela Secretaria de Ação Social, através dos programas sociais, como o bolsa família, que aos poucos vem tirando muitas famílias do município da linha de pobreza. Atualmente, cerca de 7 mil pessoas estão cadastradas no programa e aproximadamente 3.900 famílias são beneficiadas.

Atualmente, técnicos da Secretaria de Ação Social continuam realizando novos cadastros de famílias, em estado de vulnerabilidade, bem como, atualizando os dados de todas as famílias já cadastradas, viabilizando, com essa ação, o acesso de novas famílias aos benefícios oferecidos pelos diversos Programas Sociais do Governo Federal.

NA CULTURA E ESPORTE

A Secretaria de Cultura, em parceria com o Departamento de Esportes, estão umbilicalmente unidos para promover o desenvolvimento e a integração das atividades turísticas, culturais e esportivas do município, visando a melhoria da qualidades de vida dos lagoasequenses.

Na área de cultura a preocupação tem sido em promover políticas e articulações que busquem a manter vivo e preservar os elementos culturais do município, como a arte popular (o artesanato), a religiosidade, a música, as letras, as danças, entre outras manifestações locais de nossa cultura.

Em parceria com nossos ativistas culturais locais, faremos executar políticas que busquem incentivar e valorizar as mais diversas manifestações de nossa arte e cultura, como a feira do artesanato, festival de talentos, projeto 'prata da casa' (apresentação de artistas em praça pública), arraiá do artesão (no período junino), tornando essas atividades, uma regularidade (calendário específico) a ser executada dentro de nossa programação anual para o setor.

Em breve, o Plano Municipal de Cultura estará sendo construído com os mais diversos segmentos que trabalham a cultural local, através da 1ª Conferência Municipal de Cultura. O plano servirá como um instrumento de política pública de cultura que orientará e direcionará as ações da Secretaria de Cultura de nosso município.

Na área de esportes, nosso trabalho terá como foco a inclusão social e não apenas do entretenimento. Queremos formar cidadãos, diminuir as desigualdades sociais e, acima de tudo, fomentar a capacidade disciplinar e educativa do esporte na vida do lagoasequense.

Nesse sentido, daremos total apoio as escolinhas, que promoverá, no meio das crianças, sua capacidade de sociabilização, educação, desenvolvimento de suas habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas da prática do futebol, na perspectiva, de termos no futuro, quem sabe, atletas renomados e que venham a dá orgulho, enquanto cidadão, ao nosso município.

Além disso, buscaremos parcerias para construção de áreas de lazer (quadras e campos de futebol), bem como implantação de academias popular para nossa cidade e distritos.

Informamos que, nosso maior centro esportivo, o campo de futebol 'O Titão' passa por reformas e, dentro das condições e limites financeiros para sua recuperação, asseguramos em breve e em condições ideais, seu pleno funcionamento.

Diversas atividades esportivas (como torneios de futebol, jiu jitsu, capoeira, futebol de salão), entre outras modalidades terão todo o apoio da Prefeitura de Lagoa Seca, através do Departamento de Esportes, como o Mexe Lagoa Seca, que acontecerá amanhã, dia primeiro de maio (dia do trabalhador), na praça Severino Cabral, centro de nossa cidade.

AGRADECIMENTO

"Sabemos que os desafios e as dificuldades são inúmeras diante dos poucos recursos que dispomos para executar tudo aquilo que desejamos, mas, nosso compromisso maior será o de transformar Lagoa Seca numa cidade mais humana, saudável e solidária. Agradeço a compreensão e o apoio de todos e vamos governar Lagoa Seca para todos", conclui José Tadeu, prefeito de Lagoa Seca.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

NO DIA DO TRABALHADOR: O 'MEXE LAGOA SECA' PROMETE AGITAR A VIDA DO LAGOASEQUENSE

 
 
 

 Vem aí o 'Mexe Lagoa Seca'. A proposta é tornar uma prática constante da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, através do Departamento de Esportes. O ponta pé ...inicial será dado no dia 01 de maio, dia do trabalhador, das 14h00 às 18h00, na Praça Severino Cabral. O público alvo do 'Mexe Lagoa Seca' será jovens, adultos e pessoas da melhor idade.


 O programa vem com tudo e com objetivos de ‘mexer’ com a população, através de ações sistematizadas, pontuais e periódicas de incentivo a prática de exercícios físicos regulares, obtenção de saúde e qualidade de vida, sob a orientação de profissionais especialistas em saúde coletiva”, explica o chefe do Departamento de Esportes, Denilson Costa Araújo.

Para Denilson Costa, inserir hábitos saudáveis no cotidiano, como exercícios físicos regulares é mais uma opção para a aquisição da tão desejada ‘qualidade de vida’. “Estudos no mundo inteiro confirmam que as práticas de exercícios físicos representam mais anos de vida, ou seja, pessoas que fazem exercícios físicos regularmente, quase todos os dias, vivem de dois a três anos a mais e trazendo maior efeito na saúde mental e social. Essa prática tem atraídos muitos adeptos, visto que, espaços de lazer como praças, parques ou até mesmo lugares inusitados favorecem a sensação de revitalização, aumento de energia e motivação agregado ao prazer que o exercício físico proporciona ao praticante”, explica.

De acordo com a programação que está sendo elaborada, várias modalidades de exercícios e atividades físicas serão oferecidas, como aeróbica, body jump, body balance, entre outras. Tendas serão montadas para atender o público, que no local, será acompanhado de profissionais habilitados para fazer as orientações devidas aos exercícios físicos. Profissionais da saúde estarão também à disposição da população. DJ's e personal tariners animarão o público, sempre ao som de muita música dance.


O 'Mexe Lagoa Seca' pretende fazer parte do cotidiano dos lagoasequenses, uma vez que é compromisso do chefe do Departamento de Esportes e idealizador do projeto, Denilson Costa, montar uma academia popular (em local público) e tornar os exercícios físicos numa aula constante, algo essencial na vida das pessoas, diante da agitação do dia-a-dia e da vida estressante das pessoas.

sábado, 27 de abril de 2013

Bastdores Da Política: QUEM É COXO PARTE CEDO!


 A oposição em Lagoa Seca está entrando no caminho da perdição e pode chegar lá mais depressa do que imagina se não tomar medidas urgentes para se fortalecer e começar e segurar seu grupo que, hora já começa a se esfarelar

Ontem em Esperança na 3ª Edição da plenária do Orçamento participativo

 A proposta é legal e objetiva, eu acredito que através dessa política, dar-se início a um processo inovador de políticas públicas, em que o governo do estado possa gerar programas de incentivo a participação popular na tomada de decisão dentro das políticas públicas do âmbito estadual. Ou seja, a questão do poder local ...é colocada no centro de um novo cenário propício à realização de formas imediatas de participação popular que é direta na gestão pública possibilitando uma nova fora de democracia.

 
Contudo observei o Secretário Manuel Ludgerio em vários momentos conversando e se aproximando do prefeito José Tadeu, a questão do poder local é colocada no centro de um novo cenário propício à realização de formas imediatas de coalizão seria ele já querer contar com o apoio maciço de Tadeu; possibilitando uma forma de manter seus sufrágios. É em política costuma-se dizer que "Boi pode voar" No caso aqui penso como é que ficaria Fabim a quem Manoel chama carinhosamente, sei que o ficha suja Edvardo Herculano já bateu o martelo! Não o aceita mais como candidato, seria Tadeu a salvação pra Manuel  mante-se majoritário aqui em Lagoa Seca. Existe especulação de uma reunião entre Tadeu Manoel em João Pessoa  pre agendada para os próximos dias. Depois da diminuição de vagas na assembleia Legislativa de 36 para 30 deputados deixou Mané de cabelo em pé já que a Esposa ficou como suplente em Campina grande, a filha perdeu em Barra De Santana,
ele não pensou duas vezes. Quem é coxo parte cedo, ensina a sabedoria popular, no sentido de que, quem tem dificuldades de caminhar precisa sair antes dos outros para chegar ao seu destino.
 
 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Diego Do Veleiro fala que encontro com Fábio foi informal.

NOTA DE ESCLARECIMENTOFoto: NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre o que foi noticiado do encontro dos vereadores da base governista do prefeito José Tadeu (PSC), o vereador Diego do Veleiro (PMDB) vem esclarecer o que segue:
"Venho de público, argumentar, de fato, o que acontecera entre nós, da base governista do prefeito Tadeu, sobre nossa passagem pela residência do nosso amigo Georque, em Campinote, aliado do ex-candidato a prefeito de Lagoa Seca nas últimas eleições, o senhor Fábio Ramalho. Faz-se necessário esclarecer, que, na ocasião, estavámos na companhia dos colegas vereadores Bode e Pessoa. 

Na verdade, vindo do município de Montadas, quando, a convite do senhor Moacir Rodrigues, que vem a ser irmão do prefeito de Campina Grande e secretário adjuinto da Secretaria de Interiorização do Governo da Paraíba, fomos conhecer alguns projetos na área de recursos hídricos que este, enquanto presidente da AESA conseguira para aquele município. Ao retornarmos para Lagoa Seca, a convite dos nossos colegas vereadores Djalma, Zezito do Cumbe e Iran Stênio resolvemos passar alguns minutos na granja do citado amigo, (no caso Georque), quando lá, estavam outros amigos nossos, como o cunhado do ex-prefeito Bola Coutinho, Roberto Souto e, sua esposa, Alzira Coutinho, bem como os ex-vereadores Fábio Ramalho, Zezinho de Bola, Moisés Ribeiro e Afonso de Bola, entre outros, como o senhor José Antônio (que vem a ser o pai de Fábio Ramalho) e seu irmão, Fabiano Ramalho. 

Diante disso, informamos a opinião pública lagoasequense que o encontro foi informal, nada previamente agendado, como alguns acham que tivera acontecido. Como todo encontro entre políticos, naturalmente, falamos também sobre conjuntura política local e, mais ainda, sobre as eleições do ano que vem, para governador, deputados e senador. Nada além disso, é bom que fique claro.

Como pessoas educadas, civilizadas e, acima de tudo como homens públicos e representantes do povo, informamos, igualmente, que, todos os lagaosequenses são nossos amigos e, dessa forma, procuramos tratar cada um de nossos conterrâneos de forma igualitária, sem excluir ninguém. Não é porque marchamos em palanques diferentes nas eleições municipais do ano passado que vamos deixar de conversar e está ao lado dos nossos amigos, seja lá em que momento for de nossas vidas sociais e/ou partidárias.

Informamos, outrossim, que estamos e permanecemos firmes na base governista do nosso prefeito Tadeu, uma vez que estamos colaborando com o processo de mudança proposto pelo atual chefe do executivo lagoasequense.

Ademais, o que se comenta de alinças futuras, informamos que não passam de meras especulações. O momento agora é de ajudar nosso prefeito, dentro daquilo que for melhor para nosso município".
Atenciosamente,

Diego do Veleiro
Vereador

Sobre o que foi noticiado do encontro dos vereadores da base governista do prefeito José Tadeu (PSC), o vereador Diego do Veleiro (PMDB) vem esclarecer o que segue:
"Venho de público, argumentar, de fato, o que acont...ecera entre nós, da base governista do prefeito Tadeu, sobre nossa passagem pela residência do nosso amigo Georque, em Campinote, aliado do ex-candidato a prefeito de Lagoa Seca nas últimas eleições, o senhor Fábio Ramalho. Faz-se necessário esclarecer, que, na ocasião, estavámos na companhia dos colegas vereadores Bode e Pessoa.

Na verdade, vindo do município de Montadas, quando, a convite do senhor Moacir Rodrigues, que vem a ser irmão do prefeito de Campina Grande e secretário adjuinto da Secretaria de Interiorização do Governo da Paraíba, fomos conhecer alguns projetos na área de recursos hídricos que este, enquanto presidente da AESA conseguira para aquele município. Ao retornarmos para Lagoa Seca, a convite dos nossos colegas vereadores Djalma, Zezito do Cumbe e Iran Stênio resolvemos passar alguns minutos na granja do citado amigo, (no caso Georque), quando lá, estavam outros amigos nossos, como o cunhado do ex-prefeito Bola Coutinho, Roberto Souto e, sua esposa, Alzira Coutinho, bem como os ex-vereadores Fábio Ramalho, Zezinho de Bola, Moisés Ribeiro e Afonso de Bola, entre outros, como o senhor José Antônio (que vem a ser o pai de Fábio Ramalho) e seu irmão, Fabiano Ramalho.

Diante disso, informamos a opinião pública lagoasequense que o encontro foi informal, nada previamente agendado, como alguns acham que tivera acontecido. Como todo encontro entre políticos, naturalmente, falamos também sobre conjuntura política local e, mais ainda, sobre as eleições do ano que vem, para governador, deputados e senador. Nada além disso, é bom que fique claro.

Como pessoas educadas, civilizadas e, acima de tudo como homens públicos e representantes do povo, informamos, igualmente, que, todos os lagaosequenses são nossos amigos e, dessa forma, procuramos tratar cada um de nossos conterrâneos de forma igualitária, sem excluir ninguém. Não é porque marchamos em palanques diferentes nas eleições municipais do ano passado que vamos deixar de conversar e está ao lado dos nossos amigos, seja lá em que momento for de nossas vidas sociais e/ou partidárias.

Informamos, outrossim, que estamos e permanecemos firmes na base governista do nosso prefeito Tadeu, uma vez que estamos colaborando com o processo de mudança proposto pelo atual chefe do executivo lagoasequense.

Ademais, o que se comenta de alinças futuras, informamos que não passam de meras especulações. O momento agora é de ajudar nosso prefeito, dentro daquilo que for melhor para nosso município".
Atenciosamente,

Diego do Veleiro
     Vereador

sexta-feira, 5 de abril de 2013

NESTA SEXTA:Governador Ricardo Coutinho e Prefeito Tadeu entregam casas da cehap no Distrito de Campinote.

 O prefeito José Tadeu  o governador Ricardo Coutinho e a presidente da cehap Emilia Correia Lima entregaram as chaves aos beneficiados.






O governador Ricardo Coutinho e o prefeito Jose Tadeu entregaram nesta sexta-feira (04) 20 unidades habitacionais. A solenidade aconteceu na Rua Manoel Francisco Soares, no distrito de Campinote;Onde vinte famílias foram beneficiadas.

As casas foram construídas pela Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), por meio do programa Pró-Moradia, foram entregues às famílias sem nenhum custo adcional inteiramente gratis, porem os mandatarios da posse devem morar nas casa por cinco anos para receber as devidas escrituras. As casas são destinadas as famílias carentes do município que não possuem moradia própria.Cada unidade possui sala, cozinha, dois quartos e banheiro. Foram investidos mais de R$ 400 mil na construção do  conjunto habitacional, que tem toda a infraestrutura. As casas haviam sido iniciadas há mais de quatro anos e só foram concluídas agora. na solenidade de entrega o governador Ricardo Coutinho cumprimentou o prefeito Tadeu  agradeceu a receptividade e discursou que destinou R$ 400 mil para reforna da escola Machado de Assis naquele distrito, e R$ 160 mil para escola José Gomes no Alvinho,e confirmou que destinou R$ 148 mil para a reforma do Ginásio o Santinão pelo o pacto solidário. 
VEJA O VIDEO ABAIXO!