segunda-feira, 13 de agosto de 2012

FERNANDO DA FARMACIA COBRA AÇÕES EMERGENCIAIS PARA O LIXÃO DE LAGOA SECA!

O DESCASO COM O LIXO EM LAGOA SECA!


As pessoas acreditam que a responsabilidade delas sobre o lixo que produzem acaba no momento em que o colocam para fora de casa e elas não só ignoram o destino do lixo que geram como também não se preocupam com a quantidade de resíduos que produzem. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a população brasileira está descartando cada vez mais lixo. Em 2010, o Brasil produziu 60,8 toneladas de lixo, seis vezes mais que o índice de crescimento da população. Cada pessoa gerou, em média, 378 quilos de lixo no ano passado.

O manejo correto do lixo doméstico tem um custo a ser pago por todo mundo e a omissão em relação ao destino dos resíduos sólidos, que é de responsabilidade do poder público, um preço ainda maior para a sociedade: o ambiental. Como tratamento adequado dos resíduos sólidos entende-se reciclar o material que pode ser reaproveitado e depositar em aterros sanitários.

Preocupado com a questão ambiental do município de Lagoa Seca, o vice-presidente do Partido Socialista Brasileiro de Lagoa Seca, Fernando da Farmácia, em contato com a reportagem do Ypuarananews, disse que a população de Lagoa Seca está cansada de reivindicar do atual prefeito do município, médico Edvardo Herculano de Lima (PSDB), ações concretas em favor da comunidade.

Ele citou, por exemplo, as inúmeras reportagens feitas por emissoras de televisão e rádio de Campina Grande sobre o lixão, no Sítio Gruta Funda, local aonde está uma das nascentes do Rio Mamanguape na região. "O que se vê ali é um verdadeiro descaso e desrespeito ao meio ambiente e aos moradores daquela área", disse Fernando.

O socialista ressaltou ainda, que, os prejuízos aos agricultores do município são incalculáveis, uma vez que a justiça determinou a proibição da comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros produzdidos na região, face a contaminação do solo que já se estende por uma grande área do município.

Essa questão da destinação do lixo em Lagoa Seca é uma situação que nos preocupa e, naturalmente, a todos os moradores do município. Nosso gestor atual e aquele que virá, tem de que encarar de frente essa situação, pois essa é uma realidade (os lixões) que deverá ser erradicada das cidades brasileiras até agosto de 2014. É o que quer o governo federal, em cumprimento à Lei nº 12.305, aprovada em 2010 e que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sentenciou.

Agricultura Familiar

Outro problema levantado por Fernando da Farmácia diz respeito ainda a comercialização de tudo o que é produzido no município. Segundo ele, o atual gestor de Lagoa Seca deveria priorizar a compra de tudo o que é produzido no município, através da agricultura familiar, adquirindo diretamente ao homem do campo boa parte do que ele produz, gerando renda para os pequenos produtores do município.

"Lagoa Seca como um município produtor de hortigranjeiros era para ter uma secretaria de agricultura voltada precipuamente para projetos e investimentos para o crescimento de sua produção e escoação da sua produção. Não basta só fazer barreiro, pois a agricultura de hoje exige tecnologia, planejamento e investimentos de equipamentos e acompanhamento técnico.

Por Hélder Loureiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário