Em
reta final de governo, quando faltam somente 47 seis dias para deixar o cargo de
prefeito de Lagoa Seca, Edvardo Herculano de Lima (PSDB)
finalmente nomeou, nesta quarta-feira, 14, através de portaria, a equipe de
transição da atual gestão que, ao lado dos nomes indicados pelo prefeito eleito
Tadeu do Supermercado (PSC), viabilizará a transição entre os
governos. No total, sete pessoas serão responsáveis pela elaboração de
relatórios diversos que deverão contemplar desde informações administrativas ao
perfil financeiro de cada secretaria municipal.
O
prefeito Edvardo Herculano nomeou Dalva
Lucena, secretária de finanças, Simone Barbosa
Almeida, chefe de gabinete e Aparecida Santos, técnica
em administração. Já os nomes indicados pelo prefeito eleito Tadeu do
Supermercado são: Eraldo Alves de Souza, Maria
Sinforosa Duarte Cabral, Damião Silva Calafange
e Josedeo Saraiva de Souza.
Mesmo
com a demora em formar a equipe de transição, pois, dependia exclusivamente do
atual gestor, Tadeu ressaltou que o processo de transição irá seguir princípios
republicanos e de transparência integral. Ele comentou, ainda, que os membros da
equipe que indicou foram escolhidos levando-se em consideração a competência
técnica e os resultados de confiabilidade ao final dos
trabalhos.
Ainda
de acordo Tadeu, o que se espera do atual gestor é que todos os dados sejam
repassados com muita transparência e veracidade dos fatos, no sentido de que
todas as informações necessárias ao regular cumprimento da Resolução do TCE da
Paraíba sejam rigorosamente observadas.
No
Estado da Paraíba a equipe de transição tem como base legal a Resolução
Normativa 09/2012 do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), aprovada no último
dia 17 de outubro, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, que tem como
escopo assegurar uma transferência de governo pacífica, tranqüila, harmônica e
sem nenhum tipo de solavanco. A orientação do TCE-PB é para que gestores atuais
e os eleitos devam cumprir a resolução normativa da Corte de Contas. O objetivo
do TCE-PB é dar tranqüilidade aos prefeitos que assumem o novo mandato, assim
como a toda população, estabelecendo regras que garantem a transparência das
contas públicas.
Futuro
governo
Quanto
aos nomes de sua equipe de governo, conforme já publicado aqui no Ypuarana News, Tadeu disse que não tem
pressa, mas adiantou que até o dia 20 dezembro todos os nomes serão definidos.
Todavia, o novo prefeito de Lagoa Seca tem assegurado que todos os seus
auxiliares diretos (secretários) serão de Lagoa Seca e que suas escolhas
recairão sobre o perfil técnico de cada um, além de ser alguém de sua estreita
confiança. Os demais cargos de chefia deverão também observar tais critérios. No
entanto, uma coisa o novo prefeito de Lagoa Seca já adiantou: "vamos colocar
pessoas sérias no lugar certo, as quais deverão prestar um bom serviço a gestão
pública, com muito trabalho e resultados".
Equipe de transição
A
criação da equipe de transição é o primeiro passo para um processo de auditoria
das contas públicas. A atuação da Equipe de Transição visa assegurar suficientes
garantias à elaboração de uma demonstração contábil confiável e dentro dos
parâmetros legais, necessárias a regular transição. A instalação dos gabinetes
de transição não é obrigatória, mas o acesso aos dados da gestão deve ser
garantido.
O
gestor municipal deverá disponibilizar, entre outros documentos, a Lei de
Diretrizes Orçamentárias (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) relativos ao exercício
2013, os termos de conferência de saldo em caixa, de verificação de saldo
bancário, conciliação bancária, relação de valores pertencentes a terceiros,
balancetes mensais, demonstrativo da dívida fundada e inventário atualizado dos
bens patrimoniais.
O
atual prefeito terá ainda que especificar ao gestor eleito a relação dos
servidores municipais, com referência aos servidores estáveis, pertencentes ao
quadro suplementar, admitidos através de concursos públicos, e os admitidos por
prazo determinado a partir de 2 de janeiro de 2009. Além disso, o gestor
anterior deverá disponibilizar o demonstrativo das obras em andamento, com
resumo dos saldos a pagar e o percentual que indique o seu estágio de execução,
a relação dos precatórios a serem pagos nos exercícios futuros e os contratos
que venceram até o final do exercício de 2012, correspondentes ao fornecimento
de produtos e serviços, como combustível, merenda escolar, medicamentos e
vigilância.
As
regras de final de mandato previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
estão relacionadas com o último ano do mandato municipal. De acordo com a norma,
nos últimos 180 dias do mandato dos prefeitos e presidentes de câmaras
municipais, não é lícito aumentar os gastos com pessoal. O gestor municipal fica
impedido de antecipar receita, por meio de operação de crédito durante todo o
último ano de mandato municipal.
Os
atuais gestores precisam nomear servidores para dialogar com a equipe de
transição do prefeito eleito, para tratarem dos assuntos da administração, do
ponto de vista financeiro, contábil, dos recursos humanos existentes, dos
convênios e contratos em andamento, enfim, dos assuntos concernentes à gestão do
município.
Da
Redação
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