A eleição para vereador passou, mas engana-se quem pensa que a disputa pelo poder acabou em Lagoa Seca. A luta agora é pela preisdência da Câmara de Vereadores - Casa Napoleão Coutinho. Nesse momento não faltam postulantes a sentar na cadeira que hoje é ocupada pelo vereador Fábio Ramalho (PSD), candidato derrotado a prefeito nas últimas eleições.
O cargo é muito importante, já que seu ocupante terá a oportunidade de dialogar com o prefeito e com todos os segmentos da sociedade civil.
Com a vitória de Tadeu do Supermercado (PSC) a prefeito de Lagoa Seca, sua bancada como já é majoritária na Casa Napoleão Coutinho, alguns nomes são apontados como pré-candidatos no grupo. No entanto, o processo de escolha se dá naturalmente, sem atropelos, nem brigas internas. Especulações existem, mas o bom senso tem prevalecido e, no momento oportuno, o nome certo será indicado consensualmente pelo prefeito eleito do município; o resto é mera especulação, disse uma fonte à nossa reportagem.
Dentre àqueles eleitos ao lado de Tadeu do Supermercado, quatro nomes são apontados para disputar à presidência da casa: Ednaldo Araújo - Pessoa (PSC), Diego do Veleiro (PMDB), Edvaldo do Nascimento Silva - Bode (PT) e Nelson Anacleto (PT), este último franco favorito a presidir o legislativo lagoasequense a partir de 1º de janeiro de 2013.
Por outro lado, apesar de uma certa resistência dentro do grupo liderado pelo atual prefeito Edvardo Herculan (PSDB), o nome do ex-secretário Iran Barbosa (PRP), eleito vereador no último pleito, também é uma possibilidade de candidatura ao legislativo. Se não encontrar apoio entre os seus pares, acredita-se que Iran Barbosa poderia oferecer a presidência da Casa Napoleão Coutinho ao vereador Edvaldo Bode (PT), como manobra de disputa, fato já antecipadamente descartdo pelo vereador eleito, uma vez que ele não abre mão da candidatura de seu companheiro de partido, o petista Nelson Anacleto, vereador mais votado de Lagoa Seca.
Diplomação
Está marcado para o dia 14 de dezembro, no Fórum Eleitoral de Campina Grande, a diplomação de todos os eleitos no último pleito municipal do dia 3 de outubro em Lagoa Seca. Serão diplomados o prefeito eleito Tadeu do Supercado e sua vice, Eleusa Barbosa. Na mesma solenidade, também serão diplomados os onze vereadores eleitos do município, mais três suplentes de cada coligação.
De acordo com o calendário estabelecido pela legislação eleitoral para as eleições 2012, o último dia para a diplomação dos eleitos no pleito deste ano é 19 de dezembro.
Do Ypuarananews
Nenhum comentário:
Postar um comentário