terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Administração: 'herança maldita' deixada pelo gestor anterior é nosso combustão para transformar Lagoa Seca, diz Tadeu








Ao assumir o governo municipal Lagoa Seca, em apenas duas semanas de gestão, o prefeito José Tadeu (PSC) vem se deparando com inúmeros problemas, que, se não tratados com muita cautela, poderá comprometer o futuro da sua administração. Um dos problemas mais graves - 'herança maldita' - diz respeito ao inchaço na folha de pessoal e falta de pagamento a algumas categorias de servidores, como médicos, gáris e servidores de algumas secretarias. E o mais grave: muitos arquivos de computadores foram apagados, comprometendo, assim, o andamento de muitos setores da prefeitura.


Num rápido dianóstico como encontrou o município de Lagoa Seca, José Tadeu diz que a ordem agora é trabalhar para arrumar a casa e manter os serviços emergenciais em funcionamento:


Infraestrutura: muitas ruas estão esburacadas, algumas intrafegáveis, o que necessita de planos emergenciais de recuperação. Além de muitos buracos, existem ruas e bairros tomados pelo mato e obras abandonadas de calçamento de ruas. Para completar o quadro de total abandono, existem muitos esgotos e bocas de lombos entupidos na cidade. Esta situação é a mesma em quase todos os bairros da cidade, como é o caso do lixo, que após o período eleitoral parou de ser coletado pela a ex-administração. Ele continua sendo um problema, apsear do mutirão já realizado para minizar a situação.


O mercado da cidade é outro exemplo de abandono, necessitando de restruturação completa e de mais higiene para comerciantes e usuários do local. A Praça Severino Cabral, um dos pontos mais bonitos da cidade e que serve de lazer para jovens e famílias da cidade, precisa, urgentemente, ser revitalizada, pois a situação é de descaso total.


O Ginásio Poliesportivo de Lagoa Seca - O Santinão -, que leva o nome do pai ex-prefeito, encontra-se em situação insalubre, apesar dos recursos do governo estadual destinados à sua recuperação. A mesma situação está refletida nas condições precárias do Estádio Municipal - O Titão - que, nesse momento, está servindo muito mais de motel do que uma praça de esportes em Lagoa Seca. A situação por lá é de completo abandono, demonstrando, assim, a falta de compromisso com o esporte do governo que ora findou, em 31 de dezembro de 2012. O estádio precisa ser restaurado e ampliado.


Iluminação: andar à noite em Lagoa Seca, em alguns bairros pode representar muito perigo, pois as ruas estão às escuras por falta de iluminação pública adequada. Pessoas idosas, trabalhadores, moradores e estudantes sofrem ao terem que sair de suas casas a noite.


Na zona rural outros problemas se acumulam, como manutenção das estradas. A situação tem deixado centenas de famílias isoladas, comprometendo seriamente o escoamento da produção, o transporte de alunos, cargas e passageiros. Outro problema grave é a falta de segurança, que tem levado os marginais a assaltar seus moradores. Muitos casos de homicídios já foram resgistrados.


As escolas da zona rural também estão em completo abandono: são carteiras e banheiros quebrados. A estrutura de alguns prédios está comprometida, precisando, urgentemente de reforma. O estado encontrado revela a pouca dedicação que recebia o setor.


O setor de saúde também é outro grave problema. Além dos salários em atraso dos médicos, falta profissionais qualificados na área de sáude para algumas especialidades, bem como mediacamentos na farmácia e PSF's. No hospital municipal existem problemas de infraestrutura, serviços mal acabados e de higienização. Existem maquinários obsoletos e equipamentos a serem instalados. Diante desse quadro, o que era pra ser uma solução está sendo um grande problema e a população continua sem atendimento adequado e humanizado.


Diante de toda essa problemática encontada, o prefeito José Tadeu (PSC) disse que toda sua equipe está empenhada em trabalhar para, num curto espaço de tempo mudar essa 'herança maldita' encontrada e deixada pelo ex-prefeito Edvardo Herculano (PSDB). "Estamos fazendo de tudo para fazer de Lagoa Seca um lugar melhor para viver, para morar e para empreender. Essa 'herança maldita' deixada pelo gestor anterior é nosso combustão para transformar Lagoa Seca", concluiu Tadeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário