domingo, 30 de dezembro de 2012

AGORA É OFICIAL:Tadeu anuncia nomes de secretariado de Lagoa Seca!

Prefeito eleito fez o anúncio em reunião na manhã deste domingo 30.
Tadeu divulgou 06 novos nomes e vai completar a equipe na terça feira dia 1° durante posse.                                                                                                                                                                                        
O prefeito eleito de Lagoa Seca, Tadeu Sales de Luna (PSC), anunciou na manhã deste domingo (30) seis nomes  que comporão o secretariado da Prefeitura Municipal a partir de 1º de janeiro de 2013. Apenas não foram divulgados os futuros secretários de Agricultura, Chefia de Gabinete, Cultura Esporte e lazer,  além dos adjuntos da educação,  Infra- estrutura, Administração, Saúde e os departamentos de Transportes e Cultura, Estes serão revelados na próxima terça feira durante a cerimonia de posse.
Segundo Tadeu, a equipe é composta por pessoal técnico e político, colaboradores da campanha eleitoral e com qualificação necessária para ocupar os cargos. “Olhei para cada um dos que contribuíram na campanha e avaliei a qualificação técnica, como também as composições políticas. Não vou administrar sozinho e é preciso ter governabilidade”, afirmou.

 Tadeu afirmou que que vai cuidar para que o trabalho dos gestores de cada pasta seja devidamente fiscalizado. Ele afirmou o compromisso pra crescer Lagoa Seca, "e que governará com o povo e para o povo". Estarei cobrando incessantemente por resultados.
Os secretários recém-escolhidos são:
Secretária de Ação Social: Marcelo Trajano ( ex bancario)
Secretaria de Finanças: Tania Sales De Luna ( Irmã de Tadeu)
Secretaria de Administração: Geovaneto Vilar
Secretaria de Educação: Joelma Anacleto ( esposa de Nelson Anacleto)

Secretário de Infra- estrutura e Serviços urbanos: Raminho Cavalcanti
Secretária de Saúde: Damião Calafange
Procuradoria do Município: Dimitri (advogado e genro da atual vice Eleuza).
Contador: Brito.

Chefia de Gabinete: Rasac Sabino
Secretaria  de Cultura: ??????????????????
Secretaria de Esporte e Lazer: Denilson Araújo PMDB
Secretaria de Agricultura: Pedro Fialho
Secretaria
Presidencia do IPSER: Jadicélia Costa
Coordenador de Transporte: Pedro Hermin
Departamento de Transportes:Jorge Adonias

Direção do Hospital:Maria do Carmo NININHA
Coordenação e Farmacia Popula Josilene PSB( Jó de Fernando )

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Posse de Tadeu e Eleuza acontecerá no Convento Ypuarana em Lagoa Seca- PB

 


A posse de José Tadeu Sales de Luna (PSC) e Eleuza Barbosa(PMDB) e os 11 vereadores eleitos que,atuarão no legislativo municipal a partir de 2013, acontecerá no próximo dia 1º de janeiro, a partir das 16h, em uma solenidade organizada pela Câmara Municipal de Vereadores no auditório do Convento ypuarana.
O evento contará com as presenças dos deputados estaduais Guilherme Almeda(PSC) e Doda de Tião e dos deputados federais Leonardo Gadelha(PSC) e Wilson Santiago(PMDB) e do ex- prefeito de Queimadas Carlinhos de Tião.
Da assessoria




segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Moto, Cavalo Do Cão!

             CAVALO DO CÃO, É ASSIM QUE DEFINO MOTO!



Sabemos, dentre todos os veículos automotores, a moto é, sem dúvida, o de maior atração, já que representa a sensação de liberdade e autonomia tão desejada por todos, principalmente pelos jovens. Por outro lado essa arma de matar "moto" é co-responsavel por varios  acidentes graves e fatais que, com imprudencia aliada ao consumo de alcool tem tragado inumeras vidas, nossos jovens estão sendo dizimados por esse cavalo do cão chamado moto que, quando não mata deixa varias sequelas, outro metódo de ceifar a vida é a utilização da moto pelo os criminosos em  assaltos, saidinhas de bancos, execuções etc. Oque fazer pra acabar com está triste realidade? Cadê as políticas públicas de segurança?
Se formos elencar as mortes ocasionadas em nossa cidade por acidentes de motos são inumeras famílias vitimadas com a morte prematura de seus jovens.
Jovens aproveitem a vida saibam viver intensamente e olhem o retrovisor não dixem que seus pais sofram a dor da perca prematura, tenham responsabilidade a vida é como uma vela acessa ela pode  apaga-se ao piscar de olhos, então sejam prudentes e vejam os exemplos que a vida nos mostra, muitos pesam que acidentes só acontecem com os outros.
Ontem acordei as 5:00 da manhã com um telefonema de Solari noticiando a morte do amigo Adelson do Bar, em instantes passou um filme na minha cabeça, lembrei-me de vários momentos de minha juventude que compartilhei com Adelson, da zombaria, das tramenhas que ele fazia quando trabalhava como garçon, da pescaria de Wisk no antigo 2002 as margens do açude velho, ele pescava garrafas de wisk pra gente beber no  dia de foga, agente ria muito dessas histórias, das confusões em festas que passamos, das bricadeiras, foi relembrar de uma época nostalgica.

A verdade é que fiquei perplexo com tal noticia, não havia nada a acrescentar no pensamento: a morte, por si só, é uma tragédia. Morrer dessa forma é triste, trágico.

Você combinou de festejar o natal em família com a esposa, filhos, irmãos, está fazendo varios planos em sua vida, tem planos pra semana que vem, precisa ir ao médico, viajar pra passa o reveion na praia e no meio da
da madrugada morre. Como assim? E a confratenização do racha, o dia de trabalho no restaurante, o livro que ficou pela metade, o telefonema que você prometeu dar à um parente?

Porque morrer! de onde tiraram está hostória de morte.
Você passa a vida inteira pra ter instabilidade finaceira, quando as coisas começam a dar certo, de uma hora pra outra, tudo isso termina numa colisão na BR, num assalto, numa bala perdida, num infarto do miocardio.

Qual é? Morrer é apagar uma vela!
Você sai de casa motorizado pra uma festa, talvez não curta a noite, não dance com a pessoa amada, não escute a música preferida. E ao retornar, volta pra casa de carona no carro da funeraria.
As vezes você faz tudo certinho mas morre do mesmo jeito.
Morrer cedo é o inverso da razão, desfaz a ordem natural das coisa. Morrer é uma bricadeira de mal gosto.
Por tais cincunstancias é que temos que viver a nossa vida intensamente procurando sempre viver o hoje como se fosse o ultimo dia de nossas vidas.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Tadeu e Eleuza foram diplomados na manhão desta sexta-feira (14). Saiba mais

Num clima de muita tranquilidade e harmonia, os políticos eleitos para a próxima gestão da administração municipal de Lagoa Seca, município localizado na região metropolitana de Campina Grande, Agreste do Estado, foram diplomados nesta sexta-feira (14).

A cerimônia que teve início às 09h00 e durou pouco mais de uma hora aconteceu no Tribunal do Júri de Campina Grande, localizado no Complexo Judiciário, bairro da Liberdade, Zona Oeste da cidade. Ela foi aberta com o Hino Nacional Brasileiro, o Hino do Município de Lagoa Seca e presidida pelo juiz titular da 71º Zona Eleitoral, Dr. Giovanni Magalhães Porto.
Compareceram à solenidade diversas autoridades, como o deputado Guilherme Almeida (PSC), representando o Poder Legislativo da Paraíba, ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e ex-vereadores de Lagoa Seca, além de familiares, amigos, correligionários e diversas lideranças partidárias e comunitárias do município.

Em seu pronunciamento aos presentes, o magistrado falou da importância da política e dos políticos para a sociedade, ressaltando a contribuição dos agentes públicos na melhoria da qualidade de vida do povo.

Ele disse que ficou honrado em contribuir com o processo eleitoral de Lagoa Seca e espera ver a cidade melhorar em vários aspectos. Sobre o município, disse ainda que conheceu de perto a cidade, suas potencialidades econômicas e seu povo, mas, sentiu-se chocado com a realidade da Vila Florestal. "É um lugar que me chamou atenção, não só a mim, como também aos membros do exército brasileiro que estiveram comigo em uma diligência naquela comunidade. Vi e senti de perto a pobreza gritante de seus moradores. Espero que algo seja feito para melhorar a vida daqueles cidadãos, que estão esquecidos pelo poder público. Uma política mais humanizante tem que ser adotada urgentemente para os moradores da Vila Florestal", completou.

Em suas palavras, ele agradeceu também a todos os servidores da justiça eleitoral que muito contribuíram para o sucesso e tranquilidade do pleito em Lagoa Seca, bem como a todos àqueles que, direta e indiretamente trabalharam nas eleições do dia 3 de outubro. Ao final, desejou a todos os diplomados do município muito sucesso em sua nova caminhada política.


Diplomação

Os vereadores suplentes foram os primeiros que receberam os diplomas. Em seguida receberam os vereadores eleitos para um mandato de 4 anos. Depois foi a vez de receber o diploma a vice -prefeita Eleuza Barbosa (PMDB) e por fim, José Tadeu (PSC).

Vereadores diplomados: Edvaldo Bode, Nelson Anacleto, Pessoa, Diego do Veleiro, Tetê de Afonso, Vei de Bola, Iran Stênio, Djalma, Reginaldo da Chã, Antônio de Chica e Zezito do Cumbe.

Suplentes diplomados: Doutor Jácome, Professor Samuel, Nilton César, Milton Alves e José Walter.

Para o prefeito diplomado, Tadeu do Supermercado, receber o certificado de prefeito eleito de Lagoa Seca é algo extremamente gratificante, pois significa a confirmação livre e soberana de nosso povo em escolher seu governante. Espero contribuir a altura com nosso município, zelando pelo mandado que nos foi outorgado, disse Tadeu.

A vice-prefeita Eleuza Barbosa disse está muito feliz nesse dia, "uma vez que essa representatividade só aumenta nossa responsabilidade em contribuir com o novo gestor, sob a ótica da ética, da probidade e dos atos administrativos da forma mais transparente possível", completou.

A diplomação dos eleitos é a última etapa do processo eleitoral sob a responsabilidade do TRE da Paraíba. Ela é uma espécie de certificado entregue pela Justiça Eleitoral e comprova que o eleito está apto a assumir o cargo. Caberá à Câmara Municipal de Lagoa Seca celebrar a posse do prefeito, da vice-prefeita e dos vereadores no dia 1º de janeiro de 2013.

Do Ypuarananews

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ministério Público Federal condena prefeito de Lagoa Seca por improbidade administrativa. Saiba mais

 
Edvardo de Lima foi ainda condenado à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por seis anos, entre outros. 
A Justiça Federal condenou o prefeito de
Lagoa Seca, município localizado na região metropolitana de Campina Grande, Agreste da Paraíba, Edvardo Herculano de Lima, por improbidade administrativa. A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal, em agosto de 2010, em razão de irregularidades com o Programa de Saúde da Família (PSF). Também foram condenados o empresário Mário Agostinho Neto e o Centro Nacional de Educação Ambiental de Geração e Emprego (Ceneage).

Em 2006, Edvardo Lima firmou parceria com a organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) Ceneage, representada pelo presidente Mário Agostinho Neto, para operacionalização do PSF na cidade. Na ocasião, cabia à Prefeitura Municipal de Lagoa Seca repassar todos os recursos federais recebidos para a execução do programa à Oscip, entidade responsável pela prestação da totalidade dos serviços.

Na sentença, a Justiça Federal reconheceu que os três são responsáveis pela não realização de procedimento licitatório regular prévio à assinatura do termo de parceria; pelo descumprimento do dever constitucional e legal de prestar contas no tempo e modo devidos; por terem permitido que pessoas estranhas à administração incorporassem valores públicos em proveito pessoal, causando lesão ao erário; e pelo dano ao erário no valor de R$ 676.173,90.

No que se refere à ausência de prestação de contas, afirmou a Justiça que o prefeito tinha o dever de prestá-las ao Tribunal de Contas, bem como que Mário Agostinho Neto e a Ceneage deviam prestar contas ao município Lagoa Seca. “O primeiro, como vimos, cumpriu seu dever; os últimos, de sua parte, não demonstraram o cumprimento de seu dever, pois em momento algum e em parte alguma apresentaram um só documento nesse sentido”. Na sentença, explica-se ainda que o fato do prefeito ter prestado contas não afastaria o dever dos demais em fazer o mesmo, porque “a ninguém que gerencie recursos públicos é dado o poder de não prestar contas de sua gestão”.

O processo foi remetido, em 30 de novembro de 2012, para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife, PE, em razão de recurso interposto pelos condenados pelos atos de improbidade.

Condenações – Edvardo de Lima foi condenado à perda da função pública; suspensão dos direitos políticos por seis anos; pagamento de multa civil em valor igual ao valor do dano referido (R$ 676.173,90); e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos. Além disso, contra o prefeito existe acórdão do Tribunal de Contas da Paraíba imputando o débito de R$ 676.173,90 pelo dano ao erário.

Já Mário Agostinho Neto e a Ceneage devem ressarcir o dano de R$ 676.173,90 (solidariamente); perder bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; pagar multa civil em valor igual ao do dano referido (R$ 676.173,90); e também ficarem proibidos de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos. Ao presidente da Oscip ainda foram aplicadas as penalidades de perda da função pública eventualmente ocupada e suspensão dos direitos políticos por seis anos.

Nas obrigações de pagar relativas ao pagamento de multa civil e ao ressarcimento ao erário devem incidir juros de mora e correção monetária.

Fonte ypuarana news

sábado, 8 de dezembro de 2012

Em Lagoa Seca: Complexo Agroindustrial é inaugurado e passa a beneficiar agricultores do Brejo paraibano. Tadeu participou de solenidade

O Brejo paraibano conta, a partir desta sexta-feira (7), com o Complexo Agroindustrial do Campus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), inaugurado pela reitora Marlene Alves, que vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas de 15 municípios da região, com a disposição de espaço para processamento de carnes, leites, frutas, castanhas de caju e destilados de vinho, vinagre e cachaça e os abatedouros de aves, caprinos e ovinos, de forma que os agricultores brejeiros consigam aumentar sua produção e, consequentemente, seu faturamento com os produtos que comercializa, sem ter a necessidade de recorrer a intermediários.
 
Nas unidades de agroindústrias também serão oferecidos cursos profissionalizantes para os estudantes e cursos de capacitação para os produtores. Na inauguração, a professora Marlene Alves destacou que é inerente à Universidade atuar no meio social e promover ações que permitam crescimento, desenvolvimento, sendo o Complexo Agroindustrial uma prova do compromisso que a UEPB tem com a melhoria da qualidade de vida do povo paraibano. Ela ressaltou que “a educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces e a rotina universitária deve ser pauta pelos frutos a serem colhidos a longo prazo”. Para a reitora, a obra inaugurada nesta sexta será assimilada e utilizada por várias gerações vindouras.
 
O prefeito eleito de Lagoa Seca, Tadeu do Supermercado, que participou da solenidade, parabenizou a reitora Marlene Alves pela inauguração de tão grandiosa obra. “Tão grande que não beneficiará apenas Lagoa Seca, mas todas as pequenas cidades da região”, enfatizou Tadeu. Segundo ele, no lugar onde se construía a teoria, agora também se construirá a prática e trará crescimento para todos os municípios de seus arredores. “Podemos dizer que o dinheiro do povo foi mais do que bem aplicado”, destacou.

De acordo com o professor Mário Sérgio, diretor do Campus II, o que é mais importante na Universidade é que ela sempre continua e nunca desiste. “Esse Campus acontece pela resistência. Porque progredir é nunca parar, mas sempre perseverar”. Segundo ele, a universidade tornou possível o sonho de muitas pessoas do campo que buscam a valorização do seu trabalho e que, através desse investimento, terão as condições necessárias para tanto.
 
As agroindústrias não se destacam apenas pela sua capacidade produtiva. Também chama a atenção como se dará toda essa produtividade. De acordo com Maria do Socorro Bezerra Duarte, membro da comissão de elaboração do projeto do Complexo Agroindustrial, a estrutura é modelo. Cada unidade foi pensada individualmente, tanto no que tange sua funcionalidade como no tocante à segurança alimentar obedecendo todas as exigências de todos os órgãos de controle de qualidade e de vigilância sanitária. “As instalações são inéditas em todo o mundo. Aqui a agricultura familiar é respeitada”, ressaltou.

O Complexo Agroindustrial deve entrar em pleno funcionamento já no primeiro semestre de 2013. No espaço, denominado “Unidade de processamento de carnes, leite, frutas, castanhas de caju e destilados de vinho, vinagre e cachaça da Escola Agrícola Assis Chateaubriand”, foram construídas 12 salas de aula que abrigarão os alunos dos cursos técnico-profissionalizantes e quatro laboratórios. O carro-chefe da Agroindústria são as unidades de processamento, os destilados de vinho, vinagre e cachaça e os abatedouros de aves, caprinos e ovinos.
 
Além de oferecer o espaço físico, a UEPB vai realizar cursos de capacitação com os produtores e, ainda, criar o Curso Técnico Profissional na área de Agroindústria em nível médio. A partir desta iniciativa, o Campus de Lagoa Seca terá ampliada sua participação e responsabilidade no se que refere ao êxito educacional da região, com a oferta de um novo Curso de Ensino Médio Integrado em Agroindústria.
 
Do Ypuarananews

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Grupo de Tadeu: disputa pela presidência da Câmara de Vereadores de Lagoa Seca será consensual

 

A eleição para vereador passou, mas engana-se quem pensa que a disputa pelo poder acabou em Lagoa Seca. A luta agora é pela preisdência da Câmara de Vereadores - Casa Napoleão Coutinho. Nesse momento não faltam postulantes a sentar na cadeira que hoje é ocupada pelo vereador Fábio Ramalho (PSD), candidato derrotado a prefeito nas últimas eleições.
 
O cargo é muito importante, já que seu ocupante terá a oportunidade de dialogar com o prefeito e com todos os segmentos da sociedade civil.

Com a vitória de Tadeu do Supermercado (PSC) a prefeito de Lagoa Seca, sua bancada como já é majoritária na Casa Napoleão Coutinho, alguns nomes são apontados como pré-candidatos no grupo. No entanto, o processo de escolha se dá naturalmente, sem atropelos, nem brigas internas. Especulações existem, mas o bom senso tem prevalecido e, no momento oportuno, o nome certo será indicado consensualmente pelo prefeito eleito do município; o resto é mera especulação, disse uma fonte à nossa reportagem.

Dentre àqueles eleitos ao lado de Tadeu do Supermercado, quatro nomes são apontados para disputar à presidência da casa: Ednaldo Araújo - Pessoa (PSC), Diego do Veleiro (PMDB), Edvaldo do Nascimento Silva - Bode (PT) e Nelson Anacleto (PT), este último franco favorito a presidir o legislativo lagoasequense a partir de 1º de janeiro de 2013.

Por outro lado, apesar de uma certa resistência dentro do grupo liderado pelo atual prefeito Edvardo Herculan (PSDB), o nome do ex-secretário Iran Barbosa (PRP), eleito vereador no último pleito, também é uma possibilidade de candidatura ao legislativo. Se não encontrar apoio entre os seus pares, acredita-se que Iran Barbosa poderia oferecer a presidência da Casa Napoleão Coutinho ao vereador Edvaldo Bode (PT), como manobra de disputa, fato já antecipadamente descartdo pelo vereador eleito, uma vez que ele não abre mão da candidatura de seu companheiro de partido, o petista Nelson Anacleto, vereador mais votado de Lagoa Seca.

Diplomação

Está marcado para o dia 14 de dezembro, no Fórum Eleitoral de Campina Grande, a diplomação de todos os eleitos no último pleito municipal do dia 3 de outubro em Lagoa Seca. Serão diplomados o prefeito eleito Tadeu do Supercado e sua vice, Eleusa Barbosa. Na mesma solenidade, também serão diplomados os onze vereadores eleitos do município, mais três suplentes de cada coligação.

De acordo com o calendário estabelecido pela legislação eleitoral para as eleições 2012, o último dia para a diplomação dos eleitos no pleito deste ano é 19 de dezembro.

Do Ypuarananews

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Protocolo de Intenções: TADEU E MAIS TRÊS PREFEITOS ELEITOS DA REGIÃO DISCUTEM CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL PARA ATERRO SANITÁRIO. CONFIRA

A baixa adesão dos municípios à elaboração dos planos locais de gestão dos resíduos sólidos - que tinha como prazo agosto deste ano - está fazendo com que os governos municipais agilizem seus projetos para a solução desse grande problema que atinge milhares de municípios brasileiros. Devido a esse atraso, o governo federal já cogita a possibilidade de adiar as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), criada pela Lei 12.305/2010, prevê, entre outras coisas, o fim dos lixões e a instauração da coleta seletiva e da reciclagem em todos os municípios brasileiros. Após o dia 2 de agosto de 2014, o Brasil não poderá mais ter lixões, que serão substituídos pelos aterros sanitários. Além
disso, os resíduos recicláveis não poderão mais ser mandados para os aterros sanitários e os municípios que desrespeitarem a norma podem ser multados.

Preocupados com essa situação, os prefeitos recém-eleitos dos municípios de Lagoa Seca, José Tadeu Sales de Luna (PSC), de Areial, Cícero Pedro Meda de Almeida (PMDB), de Matinhas, Maria de Fátima Silva (PMDB) e de São Sebastião de Lagoa de Roça, Maria do Socorro Cardoso (PMDB), estiveram reunidos nesta quarta-feira, 5, em Campina Grande, Agreste paraibano com ambientalista e técnicos da área para discutir uma solução para o problema.

Como resultado do encontro foi assinado um protocolo de intenções em que os novos gestores se comprometem a celebrar um convênio para obter uma solução consorciada intermunicipal para a construção de um aterro sanitário, visando à gestão dos resíduos sólidos entre esses municípios, bem como, implantar a coleta seletiva com a participação de cooperativas ou associações de catadores de lixo recicláveis.

Para o prefeito eleito de Lagoa Seca, Tadeu do Supermercado, o sucesso de uma política voltada para o setor depende de uma participação mais efetiva dos municípios e também da iniciativa privada, pois, só assim, seremos capazes de promover uma política ambiental adequada, que busque preservar o meio ambiente. Além disso, devemos introduzir nas escolas a disciplina educação ambiental, no sentido de que as futuras gerações possam está mais conscientes sobre esse grave problema que, agrava, inclusive, nosso município.

No encontro Tadeu defendeu a responsabilidade compartilhada na cadeia de gestão de resíduos sólidos entre os municípios participantes do encontro e afirmou que outros momentos virão para discutir tecnicamente como será possível a efetivação do consórcio.
 
Em outubro de 2011, a Prefeitura Municipal de Lagoa Seca e mais quatro cidades da região (São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Areial e Massaranduba), tentaram criar um consórcio para a gestão dos seus resíduos sólidos, mas, a idéia só ficou na aprovação do protocolo de intenções por parte da Câmara de Vereadores.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Brasil produz diariamente mais de 183 mil toneladas de lixo urbano. Mais de um milhão de pessoas trabalham e sobrevivem da reciclagem desse lixo. Mesmo assim, grande parte da riqueza potencial é desperdiçada. Segundo Camilla, o Brasil deixa de ganhar R$ 8 bilhões anualmente por não reciclar tudo o que é possível.